Programas sobre arte e cultura.
Cultura - um bem que tão próximo, é pouco visto.
de Míriam Fontana
A cultura de uma nação é fruto de toda a sua população, e não apenas dos trabalhadores e trabalhadoras que assumem a cultura e a arte como profissão. Este vídeo quer aproximar a sociedade do entendimento de que a cultura gera o sentimento de pertencimento das pessoas com seu coletivo e que ela está presente em todas as ações que realizamos. Cultura não é privilégio. É um direito da coletividade que a produz.
Eu visto uma máscara, então eu sou?
Este vídeo abrange uma noção histórica e metodológica da máscara objetivando conhece-la adequadamente. Neste sentido, o vídeo instrui o espectador sobre alguns conceitos de Arte e Cultura necessários para a compreensão dos processos de criação da máscara nas diversas sociedades através do conhecimento das várias manifestações culturais onde a máscara está inserida. O objetivo é oferecer uma base crítico-reflexiva sobre a função do mascareiro estimulando possibilidades de contribuição para a execução de máscaras teatrais. Entender a máscara na sua complexidade e diversidade torna-se possível trabalhar o intelecto para a compreensão dos diversos estilos e gêneros de máscaras ritualísticas, utilitárias e teatrais.
A Dimensão da Cenografia
Este vídeo apresentado pelo artista plástico, cineasta e cenógrafo Jair Correia argumenta sobre a importância de uma boa cenografia para um espetáculo teatral. Destina-se a todos os gêneros e faixa etária que pretendam entender melhor alguns recursos para tornar seus objetivos estéticos da cenografia no teatro mais receptiva. O vídeo fornece uma visão histórica do conceito de cenografia do Teatro e analisa seus princípios para a sua aplicação.
Vamos contar uma história?
Esta vídeo-aula apresentada por Míriam Fontana traz uma reflexão sobre o ofício do contador de histórias e um pouco da experiência vivida por ela em sua trajetória. As histórias ativam a imaginação e criam uma interface com a vida real. Alimentam sonhos e desejos, mas também ensinam e fortalecem pensamentos e reflexões. As histórias ajudam as crianças, e também os adultos, a trabalharem com sentimentos e emoções, com possíveis dores e perdas que a vida pode trazer, mas também ensinam estratégias de conquista, de enfrentamento do fraco perante o forte, de construção de caráter. A ação de contar histórias pode desenvolver verdadeiros elos de amizade e cumplicidade entre quem os pratica – o ouvinte e o narrador.
Vamos desvendar um pouco mais sobre esta ancestral atividade humana? Vamos contar uma história?